Pequeno historial do Grupo de Cantares Tradicionais de Fornelos
- O nosso grupo nasceu da união de pessoas amigas com amor à música, quer religiosa, quer tradicional.
- No final do ano de 2000, decidimos ir cantar os Reis, o que sucedeu no dia 6 de janeiro de 2001, de porta em porta por toda a aldeia.
- No ano de 2001 atuou o Grupo de Danças e Cantares Tradicionais de Fornelos com o Grupo Folclórico, mas que passados pouco anos, por falta de elementos dançarinos não pôde prosseguir.
- Desde então o Grupo de Cantares continua a sua missão que é: divulgar a música tradicional da nossa região de Trás-os-Montes e Alto Douro a outras regiões do país e mesmo além-fronteiras, melhorar a nossa prestação (musical e trajes), ao mesmo tempo que queremos ostentar o património cultural e paisagístico da nossa terra.
- Ensaiámos semanalmente, para ouvir, relembrando as músicas do antigamente que são cantadas pelos mais velhos, e agora tocadas e cantadas por todos nós.
- O grupo é todo constituído de elementos amadores: 1 acordeão, 1 viola, 4 cavaquinhos, 1 bombo, 1 ferrinho e 1 pandeireta, mas onde todos cantam alegremente (14 no total).
- O reportório incide essencialmente nos temas da vinha/ vindima e do vinho, a aldeia e também músicas para “dança de roda”.
- Participamos, desde a nossa fundação em todas as semanas culturais do Concelho de Santa Marta de Penaguião, encontros de Janeiras/ Reis, animação de eventos (casamentos), encontros de grupos e no ano de 2012, animação no comboio histórico de Régua ao Tua/ Régua.